quarta-feira, 24 de outubro de 2012


Maquiadores e cabeleireiros ensinam a evitar os dez erros de beleza mais comuns

Batom borrado, pele brilhando, cabelos com frizz e blush exagerado têm solução! Especialistas ensinam a usar os produtos a seu favor e não errar no cabelo e maquiagem

iG São Paulo 
Produtos de beleza e maquiagens existem para deixar a mulher mais bonita. Acontece que, de vez em quando, até as famosas - que têm cabeleireiros e maquiadores à disposição - erram. A mão mais pesada na hora de aplicar o blush, um momento de empolgação ao passar o batom, e pronto: a maquiagem se volta contra a maquiada, e em vez de ficar mais bonita, a mulher fica feia ou estranha. 
Mas nem o fato dos erros serem comuns entre as famosas justifica certos pecados de beleza. Conversamos com maquiadores e cabeleireiros para descobrir como evitar ou corrigir os dez erros de beleza mais comuns, entre famosas e anônimas. Preste atenção nas dicas para nunca mais errar!

Nada de cara amarela, ou rosto de uma cor e pescoço de outra! Escolher a cor certa da base não é tão difícil assim, Kelly Osbourne
Base na cor errada Segundo Andréa Jordão, maquiadora do Studio W, a maior dificuldade das mulheres na hora de comprar maquiagem é acertar a cor da base. A regra é que o produto tenha o mesmo tom da pele, ou seja, depois de aplicada, não deve apresentar diferença em relação ao pescoço e ao colo. E a dica, segundo a especialista, é, na hora da compra, experimentar a base na lateral do rosto sem maquiagem. “Se a cor estiver certa, ela praticamente some, uniformizando a pele sem apresentar diferença de cor em relação ao pescoço e ao colo.” Andréa ainda aponta exceções: “Quando o rosto está mais claro, devido ao uso diário de filtros solares, busque uma base em um tom que o iguale ao pescoço e ao colo, geralmente um ou dois tons acima”. A segunda exceção é o caso contrário, quando o rosto está mais escuro do que colo e o pescoço. “Nesse caso, deve-se usar uma base mais clara.”

Batom para fora dos lábios 
Geralmente, o erro ocorre quando a mulher quer aumentar o tamanho dos lábios, deixando o visual falso. Vanessa Rozan, maquiadora do Liceu de Maquiagem, dá a dica para evitar o efeito palhaço: “Use um contorno labial antes do batom, para definir o desenho dos lábios e manter a cor dentro do limite da boca”. Já Andréa diz que, na hora de aplicar o produto, os lábios devem estar hidratados, e o ideal é passá-lo com um pincel específico, para garantir que não haja excesso. Para as que preferem aplicar o batom diretamente nos lábios, retirar o excesso com um lenço de papel é uma saída.
Batom escuro exige cuidado. Para não ficar como a Paris Hilton, a chave é tirar o excesso


Batom no dente Não tem jeito, além de ter cuidado na hora de passar, é preciso remover o excesso antes de sair de casa. Vale prensar os lábios em um lenço de papel para garantir que ele não vai marcar os dentes, indicam as maquiadoras.
Lápis de olho borrado Muitas mulheres preferem não delinear a parte de baixo do olho com medo de borrar, mas isso só ocorre se houver erro na hora da aplicação. Um hábito que prejudica é usar o lápis dentro do olho, na linha d’água, que, por ser uma região úmida, o faz escorrer. “Para evitar que isso aconteça, basta delinear os olhos por fora, na linha bem abaixo da raiz dos cílios, e esfumaçar o traço. Depois, aplique uma sombra por cima”, fala Andréa. “Use um pincel chanfrado com sombra em pó por cima do lápis para evitar que ele borre”, completa Vanessa. 

Nem a Madonna está livre do frizz. Mas tem solução (e nem é difícil...)
Cabelos com frizz Para evitar aqueles fiozinhos que insistem em ficar arrepiados, leave-in ou um óleo, como o de argan, são úteis, indica o cabeleireiro Luiz Cintra. “Mas é preciso passar uma quantidade muito sutil para não deixar o cabelo oleoso.” Uma cera e um silicone podem ajudar a deixar os fios mais pesados, valorizando-os e alinhando-os.
Pele brilhando É muito comum que as donas de peles oleosas sofram com o problema. Mas, para evitar, basta investir em um pó depois da base, focando principalmente a zona T (testa, nariz e queixo), dá a dica Andréa. Lenços que absorvem oleosidade da pele também são uma opção, segundo Vanessa.
Blush muito marcado O blush é usado para dar um ar saudável à maquiagem, e excessos devem ser evitados. “Use um pouco de base com um pincel de esfumar (blush ou duofibra) sobre o blush, para tirar o excesso e deixá-lo mais suave”, ensina Vanessa. Já a dica de Andréa é aplicar o produto na região mais alta da maçã do rosto - o osso pode ser tomado como guia, começando da raiz do cabelo e indo em direção à ponta do nariz, esfumando sempre para evitar excessos e demarcações.
Alisamento vencido Quem é adepta de escova progressiva ou outro tipo de alisamento sabe que conforme a raiz vai crescendo, nem sempre o resultado é bonito. Mas vale usar produtos para deixá-la fixa, como um gel, puxando bem o cabelo para trás. O look "wet" é tendência para essa estação, diz Vito Mariella, cabeleireiro do Liceu de Maquiagem. Luiz Cintra recomenda fazer uma escova, deixando todo o cabelo liso.
O melhor jeito de disfarçar as olheiras não é com um corretivo mais claro que sua pele, Eva Longoria...
"Panda invertido” 
Ocorre quando a pessoa usa um corretivo muito mais claro do que a base e o corretivo indicados para ela. Vanessa diz: “Teste o corretivo em cima das olheiras em vez de passá-lo no dorso das mãos. Muita gente acha que o mais claro cobre mais, mas o que acontece é que ele acaba realçando as olheiras”. A maquiadora também ensina que é preciso aplicar pouca quantidade da cor certa no vinco da olheira e, depois, usar um tom mais claro por cima para iluminar.
Tintura vencida Cabelo cresce, e quando pinta-se os fios, isso pode ser um problemão. A raiz com a cor natural contrasta com os fios tingidos, e o resultado pode ser um desastre. Para Mariella, usar o cabelo preso, em um rabo de cavalo alto ou na nuca ou em coque, é uma saída elegante. Já Cintra afirma que dá para disfarçar pintando a raiz com um lápis para sobrancelha ou com um rímel. Os produtos, segundo ele, não fazem mal ao cabelo, mas devem ser usados apenas ocasionalmente. No caso do rímel, é preciso ter cuidado, pois a máscara pode deixar o cabelo duro.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012


Com toda a informação que chega até nós (e que também podemos localizar), ficou evidente que nossas atitudes são influenciadas por fatores externos que determinam o hit do momento. E nós vamos atrás, querendo ou não. Isso começa no mundo da moda, que “decide” o que iremos usar. E se estende até nos cuidados com a beleza, como o cabelo, por exemplo, que querendo ou não segue padrões estéticos semelhante aos das celebridades e dos desfiles de moda.

No caso dos cabelos, já temos os principais pontos que estarão em alta para o verão 2013, que promete uma maior simplicidade para os fios do que as temporadas passadas, onde os penteados e as cores eram nitidamente artificiais, quebrando um pouco a naturalidade das mulheres.

As cores fechadas e bem escuras como preto, castanho escuro e o ruivo cereja estão completamente descartadas para o verão 2013. A próxima estação do ano que vem irá pedir as nuances mais acesas, sendo esta a tendência mais apontada para o tingimento dos fios.

Os tons de loiro iluminado, vermelhos abrasados e nuances de castanho que irão variar entre caramelo e amêndoa são as apostas para quem deseja colorir os cabelos no verão 2013. Porém, quem não quiser radicalizar com tudo, pode optar por reflexos mais claros nos fios, se estes combinarem com o tom antigo é claro.

Tom caramelo com reflexos dourados. Foto:DivulgaçãoTom de caramelo para o verão 2013. Foto:DivulgaçãoTom caramelo é perfeito para peles rosadas. Foto:DivulgaçãoCaramelo e loiro ao mesmo tempo. Foto:Divulgação
Loiros acesos. Foto:DivulgaçãoLoiros platinados para o verão. Foto:DivulgaçãoLoiros dourados em 2013. Foto:DivulgaçãoLoiros são tendência para o verão 2013. Foto:Divulgação
Ruivos voltam para o verão 2013. Foto:DivulgaçãoCabelos ruivos são tendência para o verão 2013. Foto:DivulgaçãoRuivos acesos no verão 2013. Foto:DivulgaçãoRuivos abrasados para 2013. Foto:Divulgação


Comprimento



Esqueça comprimentos de cabelo intermináveis ou fios mega curtos, como o corte chanel ou “joãozinho”. Para o verão 2013 os fios serão de comprimento médio. Na hora da tesoura, peça ao seu cabeleireiro cortar as madeixas uns 4 dedos abaixo da linha dos ombros.

Desta forma, o comprimento médio dos fios cria a possibilidade de inventar diversos penteados, diferenciando maneiras de ajeitar os cabelos para o dia a dia, tornando o corte bem versátil para o cotidiano feminino.

Corte abaixo do ombro para o verão 2013. Foto:DivulgaçãoComprimento médio a longo. Foto:DivulgaçãoCabelos médios são tendência para o verão. Foto:DivulgaçãoCabelo médio com reflexos. Foto:Divulgação


Cabelos lisos com movimento. Foto:DivulgaçãoCabelos lisos com movimento. Foto:Divulgação

Texturas e penteados



Os cabelos lisos e cacheados estarão entre as texturas mais pedidas para os dias de verão, porém nada de extremos. Os lisos não serão chapados, deixando a chapinha (ou prancha) de lado, pois o resultado será obtido por meio de escovas, criando movimento para os fios. Já os cachos serão criados por meio de produtos exclusivos para a modelagem das madeixas, tirando o temido frizz e controlando o volume.

Para os dias que exigirem mais, opte por penteados que prezem pela naturalidade dos fios. Descarte as armações criadas nos salões que levam toneladas de spray fixador, os penteados do verão 2013 vão ter uma cara mais praiana. Tranças, rabos-de-cavalo e coques serão o hit da estação mais quente do ano.

Rabo-de-cavalo para o verão. Foto:DivulgaçãoCoques são tendência para o verão 2013. Foto:DivulgaçãoUse cabelo trançado para o verão. Foto:DivulgaçãoFios cacheados no verão 2013. Foto:Divulgação

Cabelos ondulados para o verão 2013. Foto:DivulgaçãoCabelos ondulados para o verão 2013. Foto:DivulgaçãoOs lisos vêm sem serem chapados. Foto:DivulgaçãoOs lisos vêm sem serem chapados. 




Cores de cabelo para o verão 2013

A tendência para o verão 2013 são cores mais claras. Tons escuros como preto, tons escuros do castanho ou cereja, por exemplo estarão por fora da tendência. Se pretende mudar a cor do cabelo, a dica é passar uma cor um ou dois tons abaixo da cor natural. Quem não quiser mudar a tonalidade, reflexos mais claros são uma boa opção também. As cores da estação serão loiros mais acesos, o castanho deve ser a cor predominante com destaque para os amendoados e caramelo. O vermelho abrasado também estará em alta. Outra tendência muito em alta são os cabelos coloridos, com as pontas de cores diferentes da raiz.
As tendências de moda de roupas, calçados e acessórios são uma preocupação feminina, já que a intenção é se antecipar e começar a imaginar e planejar o look da próxima estação. Não é diferente com os cabelos, já que também sofrem influência das tendências para cada estação. Para o verão 2013 a tendência é deixar os cabelos mais soltos, leves e mais próximos do natural.


Cores de cabelo verao 2013