terça-feira, 12 de junho de 2012

CONHEÇA A HISTÓRIA DO DIA DOS NAMORADOS

Nos Estados Unidos o dia dos namorados é diferente do Brasil. Na verdade nem é chamado de dia dos namorados, e sim de Valentine’s Day.  O nome Valentine’s Day é uma forma mais curta do nome mais formal de Saint Valentine’s Day (ou traduzido literalmente Dia de São Velentino), que é celebrado hoje, no dia 14 de Fevereiro.


A história desta celebração é bastante antiga.  O nome vem de um mártir cristão chamado Valentine, e o dia foi estabelecido pelo Papa Gelasius I no ano 496, mas começou a ser associado com amor romântico na idade média.  Tradicionalmente este é o dia quando os amantes expressam seu amor um ao outro, através de cartões, presentes e flores.


Mas hoje em dia nos Estados Unidos, o Valentine’s Day tem um sentido mais amplo.  Além de ser um dia para amantes, como o dia dos namorados no Brasil, é também um dia onde pode se expressar amor que não seja romântico, ou até mesmo amizade.


Filhos podem dar presentes, flores e cartões para os pais, e vice-versa.  Crianças na escola montam e trocam “valentines” que são pequenos presentes, cartões com tema de amor ou amizade, ou até balas em forma de coração com dizeres como  “Te Amo”, “Meu Valentine”, “Gosto de Você”, etc.  Chocolate também é um presente popular neste dia.


Este dia é muito tradicional para os americanos, que assim como o 4 de Julho, faz parte íntegra da cultura americana (apesar de não ser feriado como estes outros dias).


História do Dia dos Namorados no Brasil (12 de junho)


No Brasil, a data apresenta uma história bem diferente, pois está relacionada ao frei português Fernando de Bulhões (Santo Antônio). Em suas pregações religiosas, o frei sempre destacava a importância do amor e do casamento. Em função de suas mensagens, depois de ser canonizado, ganhou a fama de “santo casamenteiro”.


Portanto, em nosso país foi escolhida a data de 12 de junho por ser véspera do dia de Santo Antônio (13 de junho). Assim como em diversos países do mundo, aqui também é tradição a troca de presentes e cartões entre os casais de namorados.


Mas o mais importante indiferente da data ou do país é o AMOR!


FELIZ DIA DOS NAMORADOS!


Nenhum comentário: